As tabela DISREF e DOENÇAS

As doenças são um grande problema em aquacultura intensiva, comércio de aquários; em baías poluídas, lagoas ou águas interiores. O computador pode ajudar a diagnosticar doenças de peixes, da mesma forma que ajuda na identificação de peixes (ver tabela LARVAS, Froese, neste volume).

Fontes

A tabela DISREF foi desenvolvida por Imke Achenbach e Rainer Froese (Achenbach 1990; Achenbach & Froese 1990). Contém 314 descrições de doenças ou estádios de doenças extraídos de mais de 200 referências. Cerca de 150 sintomas macroscópicos foram identificados e podem ser utilizados como critérios de diagnóstico. Foi já mostrado que a informação recolhida até à data pode ser utilizada no diagnóstico de doenças de espécies marinhas e de aquacultura do Hemisfério Norte (Achenbach & Froese 1990).

Heino Möller e Kertin Anders deram-nos autorização recentemente para utilizar as ilustrações dos seus livros e a sua colecção de diapositivos (Möller & Anders 1983, 1986, 1989), aumentando assim o número de ilustrações de doenças de 3 para 267 (veja ‹ Imagens ›).

Estado

Dois especialistas, Toshihiko Matsuato e Brian Jones, observaram parte da informação recolhida até agora e incorporámos as suas sugestões e correcções. No entanto, achámos que esta tabela ainda está num estado protótipo e não a recomendamos para uso rotineiro. Gostaríamos que alguma instituição que trabalhe com doenças de peixes tomasse a responsabilidade, para esta tabela e para a seguinte - completamente ou para certos grupos de doenças - e sujeitasse as tabelas a um teste completo e as desenvolvessem.

A tabela DOENÇAS contém relatos de ocorrência de doenças. Para cada caso relata a espécie afectada, doença, país e localidade, ano, persistência, intensidade e mortalidade, e informação adicional. Contém 218 registos de 148 doenças relatadas para 38 espécies.

Como foi mencionado na tabela anterior, esta tabela ainda está num estádio protótipo e não é recomendada para uso de rotina. Para mais informações contacte o projecto FishBase.

Como chegar lá

Chega-se à tabela DISREF clicando no botão Biologia na tabela ESPÉCIES, no botão Morfologia e fisiologia na tabela BIOLOGIA. Chega-se à tabela DOENÇAS, clicando no botão Doenças na janela MORFOLOGIA E FISIOLOGIA e no botão Mais informação na janela DOENÇAS na tabela DISREF.

Agradecimentos

Agradecemos a Heino Möller e Kerstin Anders pela autorização para integrar as suas ilustrações de doenças na FishBase.

Referências

Achenbach, I. 1990. Aufbau und Entwicklung eines rechnergestützten Informationssystems zur Identifikation von Fischkrankheiten. Christian-Albrechts Univ. Kiel. 58 p. Master’s thesis.

Achenbach, I. and R. Froese 1990. Presentation of a database system for information on and diagnosis of fish diseases. ICES C.M.1990/F:72, 13 p.

Möller, H. and K. Anders. 1983. Krankheiten und Parasiten der Meeresfische. Verlag Möller, Kiel. 258 p.

Möller, H. and K. Anders. 1986. Diseases and parasites of marine fishes. Verlag Möller, Kiel. 365 p.

Möller, H. and K. Anders. 1989. Krankheiten und Parasiten der Meeresfische, 100 dias. [Diseases and parasites of marine fishes: 100 slides]. Verlag H. Möller, Kiel, Germany.

Rainer Froese