A dinâmica das populações


Informação sobre o tamanho máximo e idade dos peixes, as relações comprimento/peso bem como o conhecimento dos seus parâmetros de crescimento e da sua mortalidade natural, são cruciais para uma correcta gestão das pescas.

Os parâmetros de crescimento são difíceis de obter

Embora estes parâmetros sejam fáceis de obter para a maioria das espécies, tê-los disponíveis - no formato apropriado - sempre que necessário, é bastante mais difícil.

Este problema é ampliado no caso dos parâmetros de crescimento, que são os de mais difícil obtenção porque, geralmente, provêm de teses de mestrado, ou de pequenos artigos científicos. Assim, a investigação no campo da avaliação de stocks pode ser acelerada tornando disponível os parâmetros já conhecidos, quer para corrigir resultados que foram obtidos utilizando os valores de stocks vizinhos, quer fornecer dados para a verificação de resultados. O mesmo se aplica para a mortalidade natural.

Incluímos os parâmetros de crescimento de mais de 1.150 espécies

Estes pontos são tão importantes na investigação das pescas tropicais que, em 1987, foram a razão da proposta de criação duma base de dados que veio a ser a FishBase, e a qual incluía "um sumário sobre toda a informação de crescimento e mortalidade de cada espécie [...] com o objectivo último de cobrir 2.500 espécies" (Pauly 1988). Esta visão subestimou o número de espécies a incluir na FishBase (que foi 10 vezes superior ao inicialmente previsto), mas sobreestimou o número de espécies para as quais existia informação: neste momento, identificámos bibliografia publicada para mais de 1.150 espécies, e parece-nos que não vai ser possível chegar às 2.000 espécies até ao ano 2000. No entanto as espécies incluídas presentemente, representam 95% das espécies comerciais conhecidas, assegurando, portanto, a relevância das entradas nas três tabelas apresentadas abaixo.

De igual modo, os stocks para os quais são incluídas mais de 600 séries temporais de recrutamento, pertencem aos stocks de espécies mais estudados e à maioria dos stocks monoespecíficos mais importantes a nível mundial.

Tomámos algumas precauções no sentido de assegurar uma maior confiança nas entradas das tabelas, incluindo, de entre outras, a rejeição de resultados não coincidentes com outros já obtidos para a mesma espécie (ou similar). Contudo, temos consciência que estas precauções não corrigem erros que sejam originários de artigos publicados ou da introdução incorrecta dos dados. Esperamos que nos contactem aquando da detecção de erros deste tipo ou inconsistências, para que possam ser corrigidos na próxima versão. Vamos confirmar, em especial, os casos assinalados como "fora da área" no campo Notas, que se referem a estudos conduzidos em locais fora da área usual duma dada espécie e que portanto, se devem, provavelmente, a identificações incorrectas.

A informação sobre a dinâmica das populações pode ser impressa:

  • por família, usando os relatórios predefinidos que podem ser acedidos através do Menu Principal da FishBase;

  • por espécies, a partir das respectivas tabelas;

  • como parte da sinopse da espécie.

Referência

Pauly, D. 1988. Resource assessment and management program, p. 47-66. In ICLARM five-year plan (1988-1992), part 1. Directions and opportunities. International Center for Living Aquatic Resources Management (ICLARM), Manila.

Daniel Pauly e Crispina Binohlan