A tabela PROCESSAMENTO

Esta tabela tenta incorporar na FishBase os produtos consumíveis à base de peixe.

 
Campos

Presentemente esta tabela consiste em 4 elementos:

Produtos de consumo à base de peixe
  1. Uma série de campos que identificam as espécies e Stock, e a Localidade onde as amostras de peixe foram obtidas (pois existem diferenças regionais de sabor, textura, etc.)

  2. Campos que apresentam a contribuição das diferentes partes do corpo (cabeça, tronco, pele, barbatanas, espinhas, carne, filetes, vísceras, ovas, testículos, fígado) para o peso total do peixe.

  3. Campos que apresentam a composição química em percentagem do peso das diferentes partes do corpo (carne/filetes; fígado; ovas; vísceras; cabeça/ espinhas/ barbatanas; desperdício.): humidade (teor em água), proteína, gordura e cinzas; e

  4. O campo Notas que apresenta as propriedades organolépticas dos diferentes modos de preparação (frito, fumado, enlatado, etc.). Campos com Comentários são também fornecidos para outras notas relacionadas com a proporção de peso e composição química.

 
Fontes

Quase todas as entradas até à data (682 registos de 505 espécies) provêm de Bykov (1983); de facto, a tabela PROCESSAMENTO foi largamente desenvolvida para facilitar as entradas deste livro.

No entanto, sentimos que esta tabela precisa de ser revista, tal como:

  • substituir as entradas muito vagas no campo Notas, por uma série de campos de escolha múltipla, o que permitirá uma padronização das propriedades organolépticas dos modos de processar e da descrição física.

  • integrar as análises químicas extensas e detalhadas de Vinogradov (1953), dos produtos da OECD (1978) e de outras compilações semelhantes, e possivelmente de livros de cozinha e receitas de peixe de várias culturas; e

  • um elo de ligação com a tabela NOMES COMUNS, que também inclui (resume) descrições de produtos (ver "tabela NOMES COMUNS", neste volume).

Apreciaríamos uma resposta dos colegas interessados em colaborar connosco neste assunto - um desenvolvimento que tornará a FishBase útil para um grande número de novos utilizadores.

Como chegar lá

Chega-se à tabela PROCESSAMENTO clicando no botão Biologia na tabela ESPÉCIES, no botão Peixes como alimento na tabela BIOLOGIA, e no botão Processamento na janela PEIXES COMO ALIMENTO. Se clicar duas vezes sobre uma das linhas na tabela LIST OF PROXIMATE ANALYSES poderá obter informações relativas à composição do produto designado. Clique nos botões Proporções de peso e Composição química para obter respectivamente as percentagens em peso e a composição química das diferentes partes do corpo.

Referências

Bykov, V.P. 1983. Marine fishes: chemical composition and processing properties. Amerind Publishing Co., New Delhi. 333 p.

OECD. 1978. Multilingual dictionary of fish and fish products. Organisation for Economic Co-operation and Development, Paris. 430 p.

Vinogradov, A.P. 1953. The elementary chemical composition of marine organisms. Memoirs, Sears Foundation for Marine Research II, New Haven. 647 p.

Daniel Pauly, Emily Capuli e Rainer Froese