A Tabela Recrutamento

Não é geralmente possível prevêr o recrutamento

As flutuações no recrutamento e as suas causas, representam uma das áreas chave da investigação em pescas. Este facto não é de todo surpreendente se pensarmos que estas flutuações determinam os níveis de captura atingidas pelas frotas de pesca.

É geralmente impossível prever o recrutamento futuro. No entanto, generalizações grosseiras são possíveis (por ex., um stock sobreexplorado produz menos recrutas do que outro menos explorado), e quanto mais informação houver a este respeito das mais variadas regiões, mais precisas e seguras serão estas generalizações.

Assim, foi extraordinário que R. A. Myers tenha disponibilizado, para incluir na FishBase, a base de dados de recrutamento (e toda a informação relacionada), que ele e a sua equipa do North West Atlantic Fisheries Center, Science Branch, Department of Fisheries and Oceans, St. John's, Canada penosamente reuniram (Myers et al., 1990, 1995). Salvo uma melhor explicação por R.A. Myers (agora na Universidade Dalhousie, Halifax, Nova Escócia, Canadá), os próximos parágrafos descrevem, sucintamente, a estrutura que criámos para alojar toda essa informação.

A tabela RECRUTAMENTO listará, em primeiro lugar, para a espécie considerada, os stocks para os quais existe informação numa série de recrutamento (e séries associadas, se houver). Clicando duas vezes nesse stock acederá à tabela RECRUTAMENTO, propriamente dita.

Campos

O método usado para derivar as séries de recrutamento (ou as relacionadas) é mostrado através de um campo de escolha múltipla com as seguintes entradas:

  1. contagens directas

  2. informação esforço/captura

  3. pesca-eléctrica

  4. marcação-recaptura

  5. APV (Análise de População Virtual)

  6. restabelecimento do stock

  7. campanha de investigação

  8. ver informação adicional

São indicadas também as cohortes utilizadas para estimar a mortalidade por pesca, a distância entre recrutamentos, quer dizer, a idade ao recrutamento (tr em anos), e a localidade em longitude e latitude do ponto médio central da distribuição do stock. Finalmente, toda a informação restante desta base de dados fornecida por R.A. Myers encontra-se num campo memo.

Se clicar os botões gráfico ou tabela acederá a toda a informação do recrutamento e, se existentes, às estimações de desembarque, à biomassa do stock reprodutor e/ou à mortalidade por pesca. Note, contudo, que no gráfico, as séries são expressas em unidades relativas (cada uma como o seu valor máximo) (veja Fig. 27), isto é, as entradas numéricas das séries devem ser consultadas para obter os valores absolutos.


Fig. 27. Séries temporais de desembarque, biomassa do stock reprodutor, recrutamento e mortalidade por pesca do bacalhau (Gadus morhua) na Terra Nova, Canadá. Repare como a exploração moderna no início dos anos 60, destruíu uma pescaria que esteve equilibrada (durável) durante os últimos quatro séculos.


Fig. 28. Exemplo da relação entre o recrutamento e stock parental: Merluccius merluccius na zona ICES VIIIc e IXa. Notar nos símbolos utilizados para identificar o início e o fim duma série.

Estão disponíveis mais de 600 séries temporais de recrutamento

Também pode aceder a um gráfico que permite comparar a variabilidade das séries temporais de recrutamento disponíveis, enquanto outro gráfico (Fig. 28) ilustra a relação entre o tamanho do stock parental e recrutamento subsequente. Presentemente, estão disponíveis mais de 600 séries temporais de recrutamento para cerca de 120 espécies. Toda a actualização passará por R. A. Myers, que deverá ser contactado directamente pelos utilizadores interessados em contribuir (Myers@phys.ocean.dal.ca).

Como chegar lá

Clique o botão Biologia na janela ESPÉCIES, depois o botão Dinâmica das Populações na janela BIOLOGIA , depois sobre o botão Recrutamento na janela DINÂMICA DE POPULAÇÕES.

Agradecimentos

Agradecemos a R. A. Myers e à sua equipa o enriquecimento da FishBase com a sua valiosa base de dados.

Referências

Myers, R. A., W. Blanchard and K. R. Thompson. 1990. Summary of North Atlantic fish recruitment, 1942-1987. Can. Tech. Rep. Fish.Aquat. Sci. No. 1743.

Myers, R. A., J. Bridson and N. J. Barrowman. 1995. Summary of worldwide stock and recruitment data. Can. Tech. Rep. Fish.Aquat. Sci. No. 2024.

Daniel Pauly e Crispina Binohlan