A tabela REFERÊNCIAS

A FishBase é uma base de dados científica; isso implica que o seu conteúdo, tal como o de um artigo científico ou livro esteja ligado através das referências bibliográficas a conhecimento científico anterior, o que permite não só uma verificação, mas também uma atribuição de crédito ao autor(a) citado. As referências não estão geralmente citadas no corpo das tabelas. Geralmente é um nº de Ref (ou Referência principal) que é citado, i.e., um nº sequencial que está ligado a uma referência completa, tendo campos para: Autor(es), nome e iniciais; Ano; Título; Fonte; Palavras chave e Referências cruzadas.

Campos

Os campos Autor(es), Ano, Título e Fontes seguem convenções científicas para as citações.

O campo Referências cruzadas contém números de referências de outras referências pertinentes usadas na FishBase. Se clicar duas vezes numa referência cruzada, aparecerá o respectivo registo.

As Palavra chaves estão resumidas em 50 categorias sim/não que cobrem toda a informação disponível na FishBase.

Três campos de escolha sim/não são fornecidos indicando a disponibilidade das referências no ICLARM em geral ou como partes da grande colecção privada de reimpressões de Daniel Pauly (DP) e Rainer Froese (RF).

O campo Linguagem está disponível para o texto de cada trabalho citado. A seguir listamos as linguagens que são aqui diferenciadas, e a percentagem (entre parêntesis) das referências de cada uma das línguas aqui utilizadas: Inglês (83%), Francês (5,4%), Espanhol (3,9%), Alemão (2,0%), Russo (0,7%), Holandês (0,8%), Português (0,6%), Italiano (0,4%), Japonês (0,4%), Latim (0,3%) e outras (1%). Cerca de 0,7% das referências ainda não foram classificadas consoante a língua de publicação, devido à sua citação ser incompleta (ver abaixo). A língua pode ser algumas vezes deduzida a partir da fonte. No entanto, adoptámos por não assinalar a língua, nos casos onde a fonte da referência estava em séries publicadas em mais do que uma língua, exigindo uma verificação.

Estado

As referências são também identificadas por tipo: das 12900 referências da FishBase, 57% foram obtidas de artigos de revistas, 20% de capítulos de livros, 10% de livros, 7% de relatórios, 3% de teses e 3% de outras fontes.

87% das referências provêm de artigos em revistas e de livros

As referências estão assinaladas como "completas" ou "incompletas". As incompletas podem ter um campo em branco ou a legenda "faltando", ou "a ser preenchido". Geralmente isto acontece a referências que não foram verificadas, i.e., citadas a partir de material que geralmente está indicado no campo referências cruzadas. Tentaremos gradualmente completar essas referências, e convidamo-lo a ajudar-nos. Presentemente cerca de 18% das referências estão incompletas; 91 referências citam a FishBase (separaremos mais tarde as auto-citações das restantes).

Em muitos casos, apenas parte da informação das referências é utilizado (ex. parâmetros de crescimento foram extraídos de um artigo que também entrava em linha de conta com o alimento e hábitos alimentares), como resultado da especialização em várias tabelas pela equipa da FishBase. Um campo de escolha com as opções "usado em parte", "usado completamente", "não vista", identificam os casos que esperamos poder eliminar gradualmente.

Mais de 12.000 referências foram utilizadas na FishBase

Se clicar no botão Todas as espécies utilizadas verá uma lista de todas as espécies tratadas na referência e das quais obtivemos informação.

Relatórios

As referências são adicionadas às sinopses da FishBase e a outras saídas da FishBase. Para além disso, a rotina programou uma listagem de todas as referências por autor, título, fonte, palavras chave, família ou subfamília, para facilitar a verificação e avaliação da cobertura pela FishBase dos vários grupos ou áreas de peixe. Qualquer relatório ou artigo do qual achem que se deve obter informação para incorporar na FishBase é bem-vindo.

Referências de todas as descrições de peixes

De notar que a tabela das referências do Catalog of Fishes de W.N. Eschmeyer (veja , neste volume) está integrada na FishBase desde a edição de 1998. Esta tabela inclui as referências de todas as descrições originais de peixes, e de todas as revisões dos últimos 20 anos.

Como chegar lá

Chega-se à tabela REFERÊNCIAS clicando no botão Referências no Menu Principal da FishBase, ou clicando duas vezes em qualquer número de referência de qualquer tabela. Clicando sobre o botão Referências na tabela ESPÉCIES obtém uma lista de todas as referências utilizadas para uma espécie. O nome interno desta tabela é REFRENS.

Para as referências do Catalog of Fishes de W.N. Eschmeyer, clique sobre o botão Referências na janela MENÚ PRINCIPAL e, de seguida, sobre o botão Referências Eschmeyer. Pode também clicar duas vezes sobre o campo Autor na tabela ESPÉCIES ESCHMEYER.

Maria Lourdes D. Palomares e Daniel Pauly