WinMap como Domínio Público

A secção precedente, descreve a forma como o FishBase utiliza o WinMap. Os que trabalham com bases de dados com outras componentes geográficas, podem utilizar o WinMap para os seus propósitos; consideramos que o WinMap é de domínio público. No entanto, apreciaríamos agradecimento.

O programa MakeMap

O programa MakeMap foi desenvolvido para ajudar o utilizador a criar os ficheiros de comando necessários ao WinMap. Não necessita do MakeMap se estiver a ver mapas dentro da FishBase. No entanto, se pensar em utilizar o WinMap com outra aplicação, o MakeMap ajudá-lo-á a reunir e testar os ficheiros WINMAP.LST e WINMAP.INI.

Clicando em MakeMap aparecerá a seguinte caixa:


Fig. 56- Janela do MakeMap.

 

Se clicar no botão OK as selecções serão gravadas. Para a secção "DIRECTORIAS", as selecções serão escritas no ficheiro WINMAP.INI, enquanto que as selecções para "MAPA BASE" e "SOBREPOSIÇÃO" serão escritas no ficheiro WINMAP.LST.

O ficheiro WINMAP.LST é gravado na directoria DataPath e o ficheiro WINMAP.INI é gravado em C:\WINDOWS.

A escolha do Mapa Base

Clicando na seta à direita do campo Mapa Base pode ver a lista de Mapas Vectores disponíveis. A lista de ficheiros que pode escolher inclui os ficheiros das directorias e .

Seleccionando a caixa "Sair e Imprimir" adicionará uma /X flag a seguir ao mapa de base. Quando o WinMap é chamado, é criado automaticamente um mapa a preto e branco de acordo com as selecções; copie esse mapa para um ficheiro TEMP.BMP e saia. O ficheiro TEMP.BMP é utilizado para a impressão e pode ser incluído nos relatórios de bases de dados e em documentos de processadores de texto.


Fig. 57. Mapa de distribuição de Oreochromis niloticus niloticus, gerado com a opção "Sair e Imprimir". O WinMap foi utilizado para ampliar a região norte e central de África.

 

Por outro lado, a caixa "UseSpecialMap", adicionará uma /S flag depois do Mapa de Base. Por defeito, o WinMap utiliza três tipos de mapa mundo, i.e., WORLD1._FL, WORLD2._FL E WORLD3._FL, com diferentes níveis de resolução. O ficheiro WORLD1._FL tem é o mais pormenorizado. Na maioria dos casos é utilizado o WORLD3._FL para o mapa inicial. Quando se faz uma ampliação, é escolhido um ficheiro mundo, dependendo da dimensão da área a ampliar. Verifique esta opção se pretender ampliar sobre o WORLD3._FL ou outro ficheiro especial ._FL.

Diferentes porções do mapa podem ser indicadas para sobrepor o mapa inicial fornecido no ficheiro ._FR e ampliar uma área (Fig. 57). A caixa "Proporção" manterá a proporção original do mapa, mesmo quando se escolhem diferentes extensões.

Escolha de ficheiros de sobreposição

Para os ficheiros de sobreposição, a lista na janela da direita varia consoante o mapa de base. Se o mapa de base estiver em VectorPath, a segunda coluna fará uma lista de todos os ficheiros .DAT existentes em VectorPath e DataPath; se estiver em UserMapPath, os ficheiros .DAT de UserMapPath e DataPath serão listados. Active um ficheiro na janela da direita e clique no botão adicionar para juntá-lo à selecção de ficheiros de sobreposição. Veja o capítulo "Software WinMap" para mais informação sobre os diversos ficheiros DAT.

Nota: Os ficheiros de sobreposição serão utilizados pela mesma ordem da lista WINMAP.LST.

Agradecimentos

Queremos agradecer a Edwin de Guzman pela ajuda na leitura e gravação dos ficheiros BMP do WinMap. Queremos também agradecer a Eliseo Garnace a ajuda com o Windows Help System e outras informações úteis.

Referências

Coronado, G.U. and R. Froese. 1993. MAPPER, a low-level geographic information system. Naga, ICLARM Q. 16(4):43-45.

Coronado, G.U. and R. Froese. 1994. MAPPER, a low-level geographic information system. ICLARM Software 9, 23 p.

Lee, D.S., C.R. Gilbert, C.H. Hocutt, R.E. Jenkins, D.E. McAllister and J.R. Stauffer, Jr. 1980. Atlas of North American freshwater fishes. North Carolina Biological Survey, 1980-12, 868 p.

Grace Coronado e Rainer Froese